Desinfecção Bucal
Uma pergunta muito comum no consultório é sobre qual o melhor enxaguante para se usar ou se esses e outros produtos antimicrobianos funcionam são realmente eficazes.
A resposta correta seria que todo enxaguante é bom para o propósito a que se destina e esse está diretamente relacionado com o princípio ativo (seu componente principal) – a que se destina, sua aplicação (terapêutica) e sua compatibilidade com as estruturas bucais.
Assim, podemos dizer que, no mercado nacional, encontramos vários produtos destinados à descontaminação de microrganismos e ao controle do biofilme bucal.
O problema é que, normalmente, eles são utilizados da mesma maneira para propósitos diferentes e, nesses casos, a ação pode perder sua eficácia e não atingem o resultado esperado.
Como a flora bucal é bastante diversificada frente aos tipos de bactérias, algumas extremamente nocivas e resistentes, certos produtos não possuem atividade bactericida contra esses microrganismos.
Outro fator importante a ser considerado é que esses produtos não devem ter efeitos negativos, como ressecamento, descamação, perda de paladar, nem deixar resíduos na cavidade bucal e ter um efeito seletivo, de maneira que a flora positiva não seja afetada.
O que se tem demonstrado, também, é que o uso constante desses produtos como complemento da higienização diária, permite um controle mais efetivo do biofilme e não só utilizado quando está relacionado a um tratamento, por um período definido, permitindo assim um efeito preventivo.
Isso se deve ao fato de que, após o período de utilização, as bactérias que causaram as doenças tratadas, estarão presentes na cavidade bucal e poderão reincidir tais doenças.
Esse, talvez, seja um dos dilemas importantes na escolha desses produtos, pois vários estudos demonstraram que os produtos que possuem efeitos terapêuticos mais importantes na eliminação das bactérias nocivas, possuem restrição de uso contínuo.
Através de vários estudos e pesquisas foram desenvolvidos produtos à base de dióxido de cloro estabilizado. Esses produtos conseguiram conciliar esses dois importantes aspectos: o de possuir uma ação extremamente eficiente no combate às bactérias mais nocivas da cavidade oral, podendo ser utilizado diariamente, permitindo um efeito terapêutico importante e preventivo, já que não possui efeitos colaterais nem restrição de uso.
Além disso, os produtos foram desenvolvidos respeitando as indicações e os resultados desejados nas diferentes especialidades odontológicas, permitindo, assim, uma melhor compreensão dos seus efeitos e para quem se destina.
Esses produtos serão comercializados exclusivamente para os cirurgiões dentistas, o que representa seu grau de especialização quando forem indicados aos seus pacientes.
Toda a linha desenvolvida pela ODOMED, conta com um agente químico à base de dióxido de cloro estabilizado e possui uma formulação inovadora e especifica.
A descoberta desta formulação foi um grande avanço na descontaminação das estruturas bucais. O dióxido de cloro estabilizado dentro da formulação elaborada é um bactericida que se revelou altamente eficaz na prevenção e combate das infecções e na eliminação das bactérias responsáveis pelas principais doenças bucais. O agente químico impede a proliferação dos microrganismos, e o grande diferencial do produto, frente a outros bactericidas de uso bucal, é que não tem contraindicação de uso. Possui efeito prolongado, pH balanceado (pH 6,9), ausência de corantes que mancham os dentes, não contém álcool, não irrita a mucosa, não contém agente carcinogênico, nem açúcar, não deixam resíduos nem alteram o equilíbrio da flora bacteriana bucal, podendo ser usado como complemento da higienização bucal diária.