Ortodontia
Pacientes que utilizam aparelhos fixos, normalmente possuem uma maior dificuldade na higienização bucal, por conta da área de retenção criada pelo aparelho.
Isso porque, com o aparelho dentro da boca, tem-se maior número de superfícies para reter não só os restos alimentares, como a placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microrganismos.
Soma-se a esse quadro o fato de que o aparelho se constitui em um obstáculo para a autolimpeza, isto é, aquela limpeza que a própria boca dá conta de fazer com os lábios e com a língua a autóclise -, quando da mastigação dos alimentos.
Também é preciso considerar que a própria presença do aparelho dificulta, ao menos em parte, a técnica de escovação.
A descamação dos tecidos bucais causadas pelo atrito dos mesmos, criam muitas vezes um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
O aparelho removível também favorece o acúmulo de placa, tanto nos dentes, quanto nele próprio, podendo resultar na desmineralização do dente, perigo que pode ser evitado por uma boa limpeza na boca (dentes, gengivas e por dentro das bochechas).
Portanto, o uso dos produtos de higiene bucal é de muita importância na ortodontia, que, além de eliminar as bactérias que causam problemas periodontais e cárie, possibilitam maior conforto para o paciente.
A utilização do gel Odomed Pro à base de dióxido de cloro estabilizado a 0,08%, diariamente sobre a superfície do aparelho, impede que haja atrito com a mucosa labial e inibe de maneira decisiva a descamação bucal, por conta do seu efeito umectante.
Atua também na melhora da higiene bucal, pois alcança áreas de difícil acesso, permitindo assim um importante efeito preventivo contra as doenças bucais.
Como a linha de higiene bucal Odomed Pro não possui em sua formulação a presença de álcool, a sua indicação para os pacientes que utilizam aparelhos fixos se torna mais segura pois não correm o risco dos brackets soltarem pela reação do sistema adesivo com a presença de algum composto à base de álcool.
Modo de usar:
Utilize o raspador de línguas após a escovação e o fio dental, para eliminação da saburra.
Realizar bochecho com a solução Odomed Pro à base de dióxido de cloro estabilizado a 0,01% duas a três vezes ao dia (de acordo com a prescrição do ortodontista).
Utilizar o gel Odomed Pro à base de dióxido de cloro estabilizado a 0,08% de duas a quatro vezes para obter a função de lubrificar as estruturas e o próprio aparelho.
Utilizar o spray Odomed Pro como complemento durante o intervalo da higienização.