Indicações terapêuticas
O uso de enxaguantes com efeito bactericida no tratamento de inflamações gengivais e periodontites tem, como já é sabido, um efeito bastante positivo no resultado do tratamento.
As ações desses produtos antimicrobianos ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pelas infecções e atuam de maneira decisiva na terapêutica odontológica.
A eliminação das bactérias como o Porphyromonasgingivalis é de fundamental importância para o sucesso do tratamento, além de outras bactérias que produzem toxinas que aumentam a grau de inflamação gengival.
Ocorre que os produtos normalmente utilizados nessa terapêutica, devido a sua forte ação bactericida, possuem efeitos negativos se utilizados além de um determinado período.
Os produtos OdomedPro, vem ao encontro dessa solução, pois possuem o mesmo efeito bactericida na eliminação desses microrganismos, porém sem restrição de uso, o que permite que o controle de tais doenças seja preventivo.
Outros aspectos importantes para o sucesso do tratamento periodontal estão no controle da descamação dos tecidos bucais, na perda de salivação e no biofilme lingual (saburra lingual), que muitas vezes não são observados da maneira correta.
Durante o tratamento periodontal e a utilização de um enxaguante bactericida é fundamental para que haja uma lubrificação das estruturas bucais o ressecamento, seja pela perda de salivação ou por fatores sistêmicos, reduz a autolimpeza com aumento da proliferação bacteriana na boca. Além disso, a saliva, que é composta por vários fatores antimicrobianos (atualmente, mais de 15 fatores antimicrobianos bem conhecidos) sofre uma redução drástica da quantidade desses fatores, bem como da qualidade de sua capacidade de ação. As moléculas com atividade antibacteriana ficam praticamente sem realizar o seu papel. Daí a importância da possibilidade da umidificação da mucosa com produtos que também possuem atividade bactericida que permitam compensar a perda desses fatores.
Limpeza da língua para a remoção dessa massa bacteriana que varia em espessura, extensão e viscosidade. É claro que a limpeza da língua remove 90%, ou mais, das bactérias e de seus nutrientes, mas elas vão continuar proliferando e novamente atingirão a situação anterior. Por conta disso, torna-se importante o uso de um enxaguante com atividade de limpeza da língua para a remoção do biofilme ou saburra lingual, que varia de espessura, extensão e viscosidade também deve ser observada e feita de maneira eficiente.
É importante o uso de um enxaguante com atividade antibacteriana natural, impedindo a proliferação e o aumento da massa de microrganismos sobre a língua. É importante, também, que o enxaguante tenha uma ação potente, mas natural, não deixando resíduos na boca após o seu tempo de atividade.
A placa bacteriana que se instala sobre o dorso da língua pode albergar microrganismos que, quando atingem concentrações altas, irão produzir a doença periodontal (porque da língua migram para o sulco gengival).
Na saburra, reservatório de microrganismos patogênicos do tipo anaeróbios proteolíticos Gram-negativos, também costumam se instalar os conhecidos como BANA positivos (Porphyromonasgingivalis, Treponema denticolae Bacteróidesforsythus), os quais podem cair na corrente circulatória (eles próprios ou suas endotoxinas) quando houver algum sangramento gengival. Por esse motivo, os pacientes portadores de saburra estão mais susceptíveis a doença periodontal.